Desperdício de remédios: mais de R$2 bilhões jogados fora

Desperdício de remédios: mais de R$2 bilhões jogados fora

Comissão vistoria almoxarifado e descobre remédios vencidos. – Foto: TV Globo.

Comissão vistoria almoxarifado e descobre remédios vencidos. – Foto: TV Globo.

Desde 2019, mais de 2 bilhões em insumos (remédios e vacinas) comprados pelo Ministério da Saúde foram descartados, devido a falta de uso, por não terem sido utilizados dentro do prazo de validade. Foi o que apurou a Comissão de Fiscalização Financeira de Controle, da Câmara dos Deputados.

A reportagem divulgada com exclusividade pelo Jornal da Globo, mostra que os números foram identificados durante uma fiscalização no almoxarifado central do Ministério da Saúde, que fica localizado em Guarulhos, cidade da Grande São Paulo.

Além dos medicamentos já desperdiçados, foi constatado também que outros 75 milhões de itens estão para vencer nos próximos três meses. O local armazena e distribui grande parte dos recursos de saúde do SUS.

“Com esse recurso que foi perdido, que foi desperdiçado, seria possível construir um novo Inca, seria possível reformar todas as unidades federais do Brasil. Mas, infelizmente, por falta de gestão, ele foi queimado. Para que a gente não tenha cenas como essa se repetindo, é muito importante que o Ministério da Saúde reestruture o seu projeto de logística, reestruture como distribui medicamentos e vacinas no Brasil, para que os erros do passado não sejam repetidos no futuro”, disse o deputado Daniel Soranz (PSD-RJ).

Estoque com medicamentos em Cuiabá. – Foto: TCE-MT.

Estoque com medicamentos em Cuiabá. – Foto: TCE-MT.

O Ministério da Saúde ainda afirmou que “o desperdício é inadmissível e demonstra o descaso da gestão no governo Bolsonaro”. A pasta disse ainda que trabalha soluções em conjunto com estados e municípios para evitar novos desperdícios.

Erro recorrente na saúde

O desperdício não é um erro isolado. Ainda neste ano, foram encontrados 5 milhões de remédios vencidos na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. Na ocasião, em fiscalização do Ministério Público e do Conselho Federal de Farmácia (CRF), foi constatado que a prefeitura deixou vencer diversos lotes de medicamentos em seu almoxarifado.

Além deste caso, outros foram reportados, mostrando um descaso em torno do problema. O armazenamento e controle de estoque de medicamentos feito da maneira incorreta acarreta em desperdício e milhões de reais que serviriam para melhorias, são jogados no lixo.

Como prevenir?

Controle de estoque e inventário é feito pelo WinHosp. – Foto: Reprodução.

Controle de estoque e inventário é feito pelo WinHosp. – Foto: Reprodução.

Casos como este são comuns quando não se tem uma gestão eficiente do estoque e logística. A Human Concierge é referência em logística interna e externa e oferece o melhor serviço por meio de processos validados por certificações nacionais e internacionais de qualidade, levando em conta os principais tópicos de importância na cadeia logística.

Saiba mais sobre a Human Concierge clicando neste link.

 

Contacto rapido

    Contacto
    es_ESEspañol