Sistema de Armazenagem Porta Pallet

Sistema de Armazenagem Porta Pallet

Características Gerais

Características GeraisO sistema Porta Pallet é a solução ideal para a armazenagem de produtos paletizados, com grande variedade de itens e referências.

Sua utilização proporciona uma melhor organização do armazém, permitindo a fácil localização e acesso individual aos pallets armazenados, sem a necessidade de movimentar ou deslocar outros pallets.

Além de suportar diversas combinações para atender as características da carga que precisa ser armazenada, como: dimensões, peso e volume. A estrutura Porta Pallet também atende a diversos modelos operacionais, e pode ser utilizado tanto para operações de picking manual, quanto para armazéns automatizados.


Principais vantagens e benefícios

Mais controle do fluxo de entrada e saída dos produtos, redução de perdas e maior eficiência para o cumprimento de prazos.

Otimização dos processos operacionais com máxima organização e seletividade. Com o sistema Porta Pallet, a localização e o acesso as cargas se tornam mais fáceis e práticos.

Maior volume de armazenamento pela verticalização do estoque, aproveitando ao máximo a altura do ambiente interno do armazém.

Versatilidade para adaptação e combinação com outros sistemas de armazenagem, áreas de picking manual e automação.

Máxima compatibilidade. As estruturas Porta Pallet da Longa Industrial possuem uma grande quantidade de acessórios que atendem as mais diversas necessidades de armazenamento e segurança.


Armazém Porta Pallet

Devido a sua variedade de configurações e acessórios, o sistema Porta Pallet é indicado para empresas de todos os portes e segmentos, que precisam armazenar produtos paletizados, durante sua cadeia de produção e distribuição.

O layout mais comum é composto por estantes simples nas extremidades e duplas no centro, formando corredores operacionais que devem atender as especificações técnicas da empilhadeira que será utilizada nas operações.

Sendo primordial o cumprimento de normas, cálculos e medidas, que garantem a segurança do armazém e de seus operadores.

Armazém Pallet


Tipos de empilhadeira mais utilizadas

O tipo e modelo das empilhadeiras utilizadas, implicam diretamente nas medidas, folgas, alturas e espaços livres do layout do armazém. Sendo que, cada modelo possui características diferentes.

A seguir apresentamos alguns dos modelos mais comuns e utilizados, com o objetivo de, apenas, orientar sobre as possibilidades de utilização com o sistema Porta Pallet.

As especificações de cada modelo foram baseadas em diversos fornecedores. Sendo assim, é indispensável que as informações sejam verificadas diretamente com o fabricante e fornecedor.

Patolada

PatoladaIndicada para trabalhos em espaços internos, como em pequenos armazéns, pequenas e grandes indústrias e logísticas, onde o piso deve ser próprio para sua movimentação (plano e liso). Existem modelos para operações de pequenos percursos, em que sua utilização se faz com o operador andando, e para operações de grandes percursos com o operador a bordo.

Capacidade de carga: Até 1.600 kg
Corredor Operacional: 2.400 mm
Elevação: Até 5.400 mm

Contrabalançada

ContrabalançadaOs modelos variam, com fonte de energia por bateria tracionaria e combustão por GLP ou diesel. É indicada para espaços internos e externos, como: pátios, docas e portos. Possui contra peso na traseira para contrabalançar o peso a ser movimentado e armazenado pelos garfos na parte frontal do equipamento.

Capacidade de carga: Até 3.000 kg
Corredor Operacional: 4.000 mm
Elevação: Até 6.600 mm

Articulada

ArticuladaCombina características de uma contrabalançada com o ganho de espaço de uma trilateral. A empilhadeira articulada pode ser utilizada em áreas externas e internas, destacando-se pelo ganho de espaço com a utilização de corredores estreitos.

Capacidade de carga: Até 3.000 kg
Corredor Operacional: 1.600 mm
Elevação: Até 15.000 mm

Pantográfica e Dupla Profundidade

PantográficaIndicada para trabalhos em espaços internos, geralmente é utilizada em grandes logísticas. O equipamento oferece o recurso de avançar e recuar somente os garfos para armazenar e ou retirar a carga, possibilitando o avanço de 2 posições à frente (dupla profundidade).

Capacidade de carga: 1.450 kg
Corredor Operacional: 3.200 mm
Elevação: até 11.225 mm

Retrátil

RetrátilIndicada para trabalhos em espaços internos, geralmente é utilizada em grandes logísticas. Oferece flexibilidade para lidar com várias configurações de estruturas porta pallets e restrições de espaço, com o recurso de avançar e recuar o mastro juntamente com os garfos para armazenar e ou retirar a carga.

Capacidade de carga: Até 1.700 kg
Corredor Operacional: 2.983 mm
Elevação: até 13.000 mm

Trilateral

TrilateralO modelo Trilateral é projetado para operações em corredores estreitos, o que possibilita a instalação de um maior número de estantes no armazém. Em seu sistema, o operador é elevado juntamente com o pallet, facilitando a visualização das longarinas e tornando a operação mais segura.

Capacidade de carga: 1.500 kg
Corredor Operacional: 1.500 mm
Elevação: 17.000 mm

Selecionadora

SelecionadoraIdeal para corredores muito estreitos. Proporciona maior facilidade de movimentar produtos fracionados, em que a carga não precisa ser retirada por pallet completo. O operador segue até a posição que está o material e retira manualmente o que está na posição e alimenta o pallet que está nos garfos da selecionadora.

Capacidade de carga: 1.250 kg
Corredor Operacional: 1.800 mm
Elevação: 9.460 mm


Tipos de pallet

Os pallets são utilizados para suportar as cargas que serão armazenadas e seus modelos e dimensões implicam diretamente na elaboração do sistema Porta Pallets.

Nos projetos desenvolvidos pela Longa Industrial, oferecemos diversos acessórios que são utilizados para adaptar as estruturas e atender as particularidades de cada modelo, com máxima segurança e eficiência.

É importante sempre consultar os fabricantes para se certificar sobre as especificações de cada modelo. Dentre os modelos mais utilizados, estão:

Euro Pallet

Euro PalletFabricado com dimensões padrão de mm (comprimento) por 800 mm (largura).

Pallet Brasileiro (PBR 1)

Pallet BrasileiroFabricado com dimensões padrão de 1.200 mm (comprimento) por 1.000 mm (largura).

Pallet Plástico

Pallet PlásticoFabricado com dimensões e capacidade de peso, variáveis. (necessário Guia Pallet)

Pallet Brasileiro (PBR 2)

Pallet BrasileiroFabricado com dimensões padrão de 1.250 mm (comprimento) por 1.050 mm (largura).

Pallet Plástico com SKI

Pallet PlásticoFabricado com dimensões e capacidade de peso, variáveis.


Pallet de Aço

Desenvolvidos e fabricados pela Longa Industrial. São projetados para suportar cargas de maior peso. Os modelos disponíveis seguem o dimensionamento padrão (PBR) ou especial, de acordo com a necessidade.

Além de proporcionar uma armazenagem mais robusta, o Pallet de Aço é de fácil higienização e imune às pragas e fungos, ideal para empresas do ramo alimentício, como frigoríficos e agricultores.

Também oferecem maior durabilidade e resistência, reduzindo os custos de manutenção ou reposição dos pallets danificados.

O Pallet de Aço da Longa Industrial, possui as opções de tratamento de superfície em galvanização a fogo, eletrolítico ou pintura eletrostática.

PM 4

PM 4Possui 04 pontos de apoio individuais.
Capacidade de 1.200kg.

Pallet ISO II

Pallet ISO2Possui 09 pontos de apoio interligados.
Capacidade de 1.500kg.

Pallet ISO III

Pallet ISO3Com 06 pontos de apoio interligados.
Capacidade de 1.200kg.

Pallet ISO IV

Pallet ISO4Com 09 pontos de apoio interligados.
Capacidade de 1.500kg.


Combinações

O Porta Pallet é um sistema de armazenagem versátil, que possibilita a sua combinação com outros sistemas, atendendo diversas necessidades operacionais no armazém.

Sistemas de picking manual

Utilizando os níveis, com planos metálicos, em madeira ou grades de aço, o sistema passa a oferecer uma área de picking manual para cargas leves e não paletizadas.

Também é possível que os níveis de picking alcancem alturas mais elevadas, integrando o sistema a um mezanino, acrescentando pisos intermediários às estruturas, ou com a utilização de empilhadeiras selecionadoras. Conforme a foto acima.

Armazém Automático

Para acompanhar os altos padrões de automação da Logística 4.0, é possível projetar o armazém para operações com Transelevadores. Essa combinação traz muito mais eficiência e agilidade para o armazém, além do máximo ganho de espaço e segurança.

Cargas cilíndricas e tambores

Com o uso de acessórios o sistema Porta Pallet também permite a armazenagem de cargas cilíndricas, tambores e bobinas.


Composição

Composição

Itens padrão

1- Coluna
2- Travessa
3- Diagonal
4- Longarina
5- Pino de segurança
6- Distanciador
7- Travamento superior
8- Sapata

Acessórios

9- Protetor frontal recortado
10- Protetor frontal
11- Protetor lateral
12- Triedo
13- Retentor de pallet
14- Plano aramado
15- Plano de madeira
16- Plano metálico
17- Plano metálico vazado
18- Plano metálico vazado e espaçado
19- Plano H simples
20- Plano H duplo
21- Guia de caçamba/pallet de plástico
22- Transversina para pallet de plástico
23- Transversina para pallet
24- Suporte de bobina
25- Suporte de tambor e bobina, regulável
26- Tela antiqueda (aço/nylon)


Itens padrão

MontanteA composição padrão do sistema Porta Pallet, consiste na formação de montantes e longarinas, que são necessários para a alocação das cargas paletizadas.

Montantes

MontanteCompostos por vários itens, os montantes são utilizados para acoplar as longarinas e fixar as estruturas no piso do armazém, determinando a altura e profundidade das estantes, de acordo com os limites de altura disponíveis e dimensões das cargas.

Coluna do montante

Coluna MontanteComo elementos principais dos montantes, as colunas são constituídas por dobras enrijecedoras, formando um perfil conformado a frio (perfilado) e perfurado simetricamente no passo de 75mm.

As colunas possuem diferentes modelos, com variações dimensionais, que são utilizados de acordo com as especificações das cargas.

Coluna A B
MS72 72 mm 62 mm
MS82 82 mm 62 mm
M100 100 mm 67 mm
MS100 100 mm 70 mm
MT100 100 mm 93 mm
MW120 120 mm 77 mm
MT120 120 mm 93 mm

Travessas e Diagonais

Travessas DiagonaisAs travessas e diagonais formam as treliças verticais dos montantes, fazendo o contravento no sentindo transversal e assegurando a estabilidade da estrutura.

Perfis existentes das travessas e diagonais.Travessas Diagonais

Sapatas

Sapatas Sapatas

As sapatas são elementos estruturais que fixam as colunas no solo. São compostas por uma chapa base e um perfil U com 90 mm de altura, aumentando a proteção das colunas. Suas dimensões variam de acordo com as colunas utilizadas para a formação dos montantes.

Chumbadores

Sapatas Sapatas

Para fixação das sapatas, no solo, são utilizados chumbadores parabolts, compostos de parafuso expansor, presilha, porca e arruela lisa. Suas especificações variam de acordo com as características do piso e quantidade de esforços que precisam suportar.

Coluna A B Área
MS72 16,5 cm 13 cm 214,5 cm²
MS82 16,5 cm 13 cm 214,5 cm²
M100 16,5 cm 14 cm 231 cm²
MS100 16,5 cm 14 cm 231 cm²
MT100 19 cm 14 cm 266 cm²
MW120 16,5 cm 16 cm 264 cm²
MT120 19cm 16 cm 304 cm²

Longarinas

LongarinasAs longarinas são perfis de alta resistência, responsáveis por receber as cargas e distribuir o peso entre os montantes. Elas são posicionadas horizontalmente, formando os níveis de armazenamento e acopladas nos montantes por meio dos conectores de garra ou parafuso.

Com vários modelos disponíveis, suas características são alteradas de acordo com o projeto e necessidades de armazenamento, considerando o volume, peso e dimensões das cargas. Assim, a Longa Industrial oferece sempre as opções ideais para cada cliente.

Longarina Caixa Perfilada

LongarinasFormada por dois perfis em aço, com dobras enrijecedoras, encaixados um dentro do outro.

Modelo A B
80 80 mm 43 mm
90 90 mm 43 mm
100 100 mm 43 mm
110 110 mm 43 mm
120 120 mm 43 mm
130 130 mm 43 mm
140 140 mm 43 mm
150 150 mm 43 mm
160 160 mm 43 mm

Longarina Caixa Dobrada

Formada por dois perfis, tipo C, encaixados um dentro do outro. É utilizada para cargas altas e vãos maiores, entre os módulos, como os túneis, por exemplo.

Longarinas Longarinas
Modelo A B
CAIXA DOBRADA 100 mm a 160 mm 50 mm

Longarina Cadeirinha e Caixa com Cantoneira

Projetada para apoiar os planos metálicos ou planos de madeira, utilizados para armazenar cargas em operações de picking manual.

Longarinas Longarinas
Modelo A B
72 72 mm 56 mm
82 82 mm 56 mm
92 92 mm 56 mm

Pino de Segurança

Pino de aço para o travamento das posições das longarinas com conector de garra, nos montantes. Em cada longarina são colocados dois pinos de segurança, um em cada conector, evitando que se soltem das estruturas no caso de possíveis choques verticais.

Pino de Segurança Pino

Distanciador

DistanciadorOs distanciadores são responsáveis por fazer as amarrações nas estruturas bifrontais e de dupla profundidade. São fixados nos furos das faces laterais das colunas internas, por meio de parafusos.

Travamento superior

Travamento superiorPara o máximo aproveitamento da verticalização, o travamento superior reduz a instabilidade vertical, que pode ocorrer durante as operações de estocagem e retirada dos produtos. Sua função é unir os montantes de altura muito elevada, que ultrapassem a relação de profundidade X altura. De acordo com os cálculos do projeto e exigências das normas de segurança, sua utilização pode ser obrigatória.


Acessórios

Com uma ampla linha de acessórios, o sistema Porta Pallets da Longa Industrial atende as mais diversas necessidades de armazenamento, desde cargas paletizadas a cargas cilíndricas e pequenas. Também oferecemos acessórios que aumentam a segurança das cargas e dos operadores.

Protetores

Os protetores são fundamentais para a segurança da estrutura em função de impactos nas colunas próximos a região das sapatas, que podem ocorrer durante as operações de armazenamento, nos corredores de abastecimento e circulação das empilhadeiras.

Protetor Frontal

Protetor FrontalFixado ao piso, por 4 chumbadores, e posicionados na frente das colunas de forma que, após sua deformação, não alcance as colunas protegidas.

Protetor Frontal Recortado

Protetor FrontalUtilizado para a proteção das colunas, nos corredores de abastecimento, onde são utilizadas as longarinas, próximo ao piso.

Protetor Lateral

Protetor LateralGeralmente é utilizado para proteger os montantes localizados nas extremidades das estruturas e túneis de circulação das empilhadeiras. Para sua fixação, a barra lateral é parafusada em dois protetores frontais.

Triedo

TriedoA Proteção de coluna tipo Triedo é construído em chapa de aço reforçada e fixado diretamente a coluna do Porta Pallet. Possui 600 mm de altura e sua forma triangular permite que os impactos das empilhadeiras e paleteiras sejam desviados, protegendo a coluna de pequenos impactos e reduzindo a necessidade de substituição.

Retentor de pallet

Os retentores de pallets são elementos estruturais instalados na parte posterior das estruturas Porta Pallets, com a finalidade de evitar possíveis quedas de pallets, garantindo que o pallet seja apoiado igualmente no par de longarinas.

Para o uso correto dos Porta Pallets com retentores, é importante instruir os operadores de que os retentores servem apenas como referência, ou seja, não se deve utilizá-los como batente.

A falta de orientação e treinamento prévio, pode fazer com que os operadores de empilhadeiras gerem esforços de alta magnitude contra os montantes, durante as movimentações dos pallets, danificando as estruturas.

Retentor de Pallet Retentor Pallet

Planos para picking

Os planos de picking oferecidos pela Longa Industrial tornam a estrutura Porta Pallets mais versátil.

Sua utilização permite a criação de áreas de armazenamento de cargas menores e não paletizadas, que podem ser acessadas facilmente e manuseadas pelos operadores.

Em conjunto com mezaninos, pisos intermediários e modelos de empilhadeiras que elevam o operador até o produto armazenado, as áreas de picking podem alcançar grandes alturas.

Plano aramado

Plano aramadoPara apoio direto das cargas no plano aramado são utilizadas transversinas que reforçam os planos e aumentam a segurança. O uso do plano aramado exige a realização cálculos para definir as especificações, quantidades e perfis das transversinas.

O plano aramado também é utilizado como proteção antiqueda, quando necessário.

Plano de madeira

Plano de madeiraO plano de madeira, geralmente possui uma espessura de 15 mm, em OSB ou MDF. Sua utilização forma os níveis de armazenamento com uma superfície plana para alocar as cargas e distribuí-las de maneira uniforme.

Plano metálico

Plano metálicoFormado por um conjunto de perfis individuais e apoiados sobre as longarinas, o plano metálico é fabricado em aço com acabamento galvanizado.

Plano metálico vazado

Plano metálico vazadoCom as mesmas características do plano metálico, o plano vazado possui furações e ranhuras que auxiliam na circulação do ar em ambientes refrigerados.

Plano metálico vazado e espeçado

Plano metálico vazado espeçadoApresenta as mesmas característica dos demais plano metálicos. Com o diferencial de que cada plano metálico está posicionado e fixado sobre dois perfis, que ajudam a manter o espaçamento entre os planos e aumenta a vazão de cada nível.

Plano H

O plano H é um acessório projetado para aumentar a segurança durante as operações de armazenagem, com utilização de pallets que possuem profundidades variadas ou para reforçar os pallets com carga superior a kg.

Sua utilização evita que, durante a alocação das cargas, o operador não apoie os pallets de maneira uniforme no par de longarinas e consequentemente gere um acidente devido à queda de pallet mal apoiado.

Plano H simples

Plano H Plano H

Plano H duplo

Para pallet com dimensões muita variadas.

Plano H duplo Plano H duplo

Guias de apoio

As guias de apoio são fixadas nas longarinas, de forma perpendicular, para auxiliar nas operações e posicionamento dos pallets. A Longa Industrial disponibiliza esse acessório em três tipos:

 

Guia para pallets

Guia PalletAuxilia no posicionamento e reforça a segurança, dando maior apoio para os esquis inferiores do pallet. O pallet deve, obrigatoriamente, ter os esquis e ser apoiado nas duas longarinas.

Guia para pallet de 9 apoios

Guia pallet 9 apoiosProporciona maior apoio ao pallet e segurança para sua utilização nas operações com o sistema Porta Pallet. Para sua utilização é necessário que o montante tenha a mesma profundidade do pallet.

Guia para caçambas

Guia para caçambasPara a armazenagem de caçambas no sistema Porta Pallet é obrigatório o uso desse acessório, por questões de segurança. Para sua utilização é necessário que o montante tenha a mesma profundidade do pallet. Também pode suportar cargas pontuais quando houver a aba de stop ao fundo da guia.

Transversina

A transversina é utilizada para projetos específicos, em que as operações serão realizadas com os esquis inferiores, do pallet, apoiados paralelamente as longarinas do Porta Pallet.

Na mesma profundidade ou maior que a profundidade do pallet.

Transversina para pallet 27

Transversina

Suporte de bobina

Suporte bobina
O suporte de bobina aumenta a versatilidade do sistema Porta Pallet da Longa Industrial.

Esse acessório possibilita, armazenar e desenrolar as bobinas, de acordo com a operação e necessidade do cliente.

Suporte de tambor e bobina regulável

Suporte tambor bobina
Utilizado para o armazenamento de bobinas e tambores, o suporte regulável se adapta ao item armazenado para dar maior apoio e segurança às cargas e às estruturas.

Tela antiqueda (aço/nylon)

Tela antiquedaA tela antiqueda é fixada ao fundo da estrutura Porta Pallet, para minimizar os riscos de acidentes, que podem ocorrer com as pessoas que transitam no armazém, pela queda de materiais ou produtos armazenados nos pallets.

Geralmente são utilizadas em áreas de circulação de pessoas, como em corredores de pedestres, existentes atrás de uma rua monofrontal.

Contato Rápido

    Contato
    pt_BRPortuguês do Brasil